quarta-feira, 23 de maio de 2012

O lado mais importante da greve

Por Thiago Vallim*

Já está claro que vivemos um momento histórico de luta pela educação brasileira.

Vai se consolidando com cada vez mais força uma corrente de sujeitos sociais em movimento por uma causa justa. Poucas vezes em nosso passado nacional se viu tamanha integração entre movimento discente e docente...

Não é maravilhoso?

Hora de fazer perguntas fundamentais, que há muito ficavam restritas a certas aulas inspiradoras, daquele certo professor ou professora que a gente admira.

Que tipo de universidade realmente queremos? Que tipo de sociedade temos sido e qual desejamos nos tornar desde já? Quem somos nós diante da atual conjuntura sócio-política neste país, onde cada vez mais a sagrada arte pedagógica é tratada por nossos governantes como simples mercadoria e dados estatísticos puramente quantitativos? O que podemos fazer por nós mesmos e pelas próximas gerações?

Enfim: que sonho vale à pena sonhar e viver?

Talvez seja o instante de também chamar a responsabilidade para si. E o momento é AGORA! A história se faz no presente! E os protagonistas são aqueles que se reconhecem como tais!

Apenas pessoas em processo de auto-reflexão e dispostos a uma genuína emancipação da consciência têm a força necessária para causar as transformações externas que já lhe nasceram no coração.

Toda voz que clama por princípios legítimos é tremendamente importante e seus impactos se desdobram de formas impossíveis de se prever.

E a voz composta por uma de uma multidão de vozes, até onde pode alcançar?

Vale à pena tentar descobrir! Podemos fazer parte da construção de um ideal realmente positivo...

Já foi provado que um movimento político inteligente, estratégico, pacífico, articulado e apaixonado, é capaz de fazer grandes poderes se dobrarem às aspirações pelas quais se move.

É bonito ver este momento em que se torna visível um processo de despertar coletivo, com a união solidária de professores e alunos em prol do futuro do ensino superior brasileiro.

E é bom lembrar que os atuais alunos são os professores e profissionais de logo mais, atuando em todas as esferas de formação e reprodução humana e social.

Será que estamos assistindo o germinar de uma linda semente de tempos melhores e mais humanos nas escolas e universidades, e por consequência nos múltiplos espaços de nossa sociedade? Quem pode dizer?

A pessoa de mente aberta descobre que da boa crítica também se extrai otimismo.

Que todos os que se sentirem tocados por esta pequena mensagem de ânimo, também se sintam convocados à mobilização, que pode ser realizada de inúmeras maneiras, inclusive de formas bastante simples e aparentemente menos visíveis, em casa, no trabalho, com amigos, etc.

Lembre-se: o que você pensa e diz, com consciência crítica e auto-crítica, faz toda diferença, mesmo que não pareça!

Então, sejamos nós mesmos a mudança que desejamos ver materializada na realidade!

Tudo tende a se reconstruir a partir da multiplicação de uma nova forma de se entender e agir quando nos descobrimos no interior de uma coletividade disposta a reinterpretar-se.

É isso aí. Avante!

* Thiago Vallim é estudante de Serviço Social (UFTM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário