quarta-feira, 13 de junho de 2012

PET faz parte da greve?

Wellington Barros de Andrade*

O cenário de greve instaurado em grande parte das universidades Federais de todo o pais, apontam para todo o descaso e desrespeito por parte do governo Federal para com as instituições de ensino superior, seus profissionais e alunos.

Mediante a este cenário seriam os grupos PET destas Universidades pertencentes a um mundo paralelo onde tais dificuldades e descasos não existem, até o momento cremos que não e por isso começamos a nos perguntar se tal momento não se coloca como uma grande oportunidade para que um debate mais profundo sobre todas as dificuldades enfrentadas pelos grupos PET passe a ocorrer.

Os grupos PET não são desconexos de seus cursos e muito menos de suas universidades de origem, desta maneira as dificuldades das mesmas acabam por atingir diretamente seus programas, assim um levantamento mesmo que não nacional, mas regional quanto as dificuldades enfrentadas pelos grupos e a incorporação destas as pautas locais que vem sendo construídas nas IFES que estão em greve, seriam de suma importância. Um posicionamento quanto grupo dentro da greve poderia conduzir a um avanço dentro dos problemas enfrentados.

Quanto ao cenário nacional talvez o órgão representativo dos grupos PET, poderia se posicionar quanto ao movimento de greve. Mesmo que os grupos não estejam paralisados por conta do calendário estabelecido por seu órgão de fomento, a oportunidade para o debate existe e temos como ideal que a formação de petianos esta muito além do ensino, pesquisa e extensão, uma vez que esta dentro de suas incumbências uma visão critica da sociedade e do atual momento vivido pelas Universidades Federais.

Assim de forma até pretenciosa gostaríamos de sugerir a criação de fóruns locais para que os grupos se reúnam e passem a discutir a greve, compreendendo suas razões e levantando suas próprias demandas para que sejam discutidas nas pautas locais de cada universidade. Esse fórum poderia estreitar a relação entre os grupos de uma mesma Universidade e produzir um grande avanço, quanto às dificuldades dos grupos.

* Wellington Barros de Andrade é estudante do curso de História e bolsista grupo do PET História (UFTM).

Fonte: PET História - UFTM (6/6/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário