sexta-feira, 29 de junho de 2012

Reitor da UFTM recebe CLG docente, com observadores dos CLGs dos técnicos e discente

A primeira reunião de negociação com o reitor da UFTM teve pouco avanço, e contou com a participação de observadores dos comandos.  O reitor não apresentou proposta alguma acerca da pauta de reivindicações entregue no dia 18 de junho.  Os docentes apresentaram alguns pontos considerados urgentes pela última assembléia geral, e estabeleceram um diálogo com vistas ao avanço das negociações.

Os pontos apresentados foram: Plano Diretor, distribuição das novas vagas de docentes e técnicos, EBSERH, acesso à TV Universitária.

Sobre o primeiro ponto, ficou acertado o Seminário, conforme deliberado em Assembléia, para o dia 10 de julho, bem como o compromisso da reitoria em informar o andamento do atual PDI.  Apesar das discussões, o reitor não se comprometeu em suspender o atual cronograma institucional do PDI em andamento.

Sobre a EBSERH, o reitor negou inicialmente qualquer adesão ou existência de minuta de contrato, dando a impressão de não haver esse debate na UFTM.  Após ser questionado sobre alguma carta de intenções, o reitor assumiu que esse documento já foi enviado ao MEC, com a indicação favorável à adesão.  Ele foi questionado sobre o porque da decisão não ter sido precedida de debate com a comunidade universitária, tendo respondido que há um entendimento que essa questão é de interesse prioritário do H.C., e teria sido discutido exclusivamente nessa esfera.  Foi firmado um compromisso de tornar pública essa carta de intenções, bem como a realização de um seminário sobre o assunto na próxima semana.

Sobre a distribuição das novas vagas, o reitor informou que a PROENS está finalizando os dados a partir de informações dos institutos acerca das necessidades da UFTM e de cada setor.  Informou ainda que a relação entre professores e alunos defendida pelo MEC não condiz que a argumentação governamental, uma vez que é fundada na média européia que estabelece 12 alunos por docentes nas universidades públicas.  Esse ponto ficou em aberto, uma vez que segundo o reitor isso é atribuição dos INSTITUTOS e a aprovação das vagas passa exclusivamente pelo CONSU.

Acerca do acesso à TV Universitária,  para apresentarmos à população nossas reivindicações e informações sobre a greve, o reitor apresentou a situação em que ela se encontra juridicamente, vinculada à FUREU, e assumiu o compromisso de abrir espaço na grade de programação aos Comandos Locais de Greve.  Para isso ele pediu que indicássemos uma data e horário, bem como a duração do programa, para que isso fosse viabilizado.

Ao final, o reitor ainda foi indagado acerca de memorando encaminhado à departamentos solicitando dados dos grevistas, bem como seus pontos, o que ele negou conhecimento.  Foi indicado ainda a importância da reitoria se pronunciar publicamente sobre o movimento grevista, mas sobre isso o reitor não comentou.  Não ficou acertada a data da próxima reunião de negociação local, que deverá contar ainda com os CLG dos técnicos e dos discentes.

Universidade Pública, Gratuíta e de Qualidade. Essa é a nossa bandeira!

Comissão de Comunicação
Comando Local de Greve - CLG/UFTM
Uberaba, 29 de junho de 2012

Foto: Flávio Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário