segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Contra vontade dos servidores da UFTM, técnicos acabam greve

Apesar de posição contrária dos técnicos administrativos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a categoria, em nível nacional, aceita a proposta do governo e coloca fim à greve. A maioria dos servidores aprovou na noite de quinta-feira o reajuste salarial oferecido pelo Governo, de 15%, pagos em três anos. Com essa decisão, a categoria retoma o trabalho na próxima segunda-feira, dia 27 de agosto.

Em Uberaba foram mais de três meses parados, cerca de 70% da categoria aderiu à greve, cujo objetivo maior era melhoria salarial. E depois de muita manifestação, mesmo não sendo os valores reivindicados, grande parte dos técnicos aceitou a proposta.

“Votamos contra o reajuste oferecido. Antes deste encontro com o governo, o comando nacional de greve mandou a proposta para que as bases votassem. Na nossa assembleia votamos contra, o que estávamos reivindicando era 22% de reposição de perdas salariais, mas o oferecido foi reajuste de 15%, parcelados em três anos, até 2015, isso não repõe as nossas perdas. O reajuste será de 5% a cada mês de março”, explica coordenadora do Sinte-MED, Mirtes Reis.

Segundo a coordenadora, a maioria foi favorável a esta proposta, pois acharam melhor ter algum beneficio do que ficar sem nada. O piso salarial da categoria chegará a R$1.197 daqui a três anos. A minuta do termo do acordo foi assinada ontem pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras. E em Uberaba será realizada, na tarde de hoje, assembleia para comunicar os grevistas que as atividades serão retomadas na segunda-feira.

Já os professores das universidades federais continuam em greve. Representantes da categoria articulam junto a parlamentares para que sejam retomadas as negociações com o governo. Até o momento não há previsões para retorno.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário