segunda-feira, 4 de junho de 2012

Boletim Eletrônico 02 - Comissão de Comunicação - CLG/UFTM

Docentes da UFTM aprovam indicação de suspensão do calendário acadêmico
Em Assembleia Geral os docentes da UFTM aprovaram por ampla maioria a indicaçã ao COENS a suspensão do calendário acadêmico durante a greve na universidade. Essa indicação deverá ser levada à próxima reunião extraordinária do Conselho de Ensino, quando esse assunto entrará em pauta, conforme deliberação do próprio COENS na última reunião relizada. Tal medida visa resguardar os discentes no seu direito de uma justa reposição, e segue a lógica do movimento grevista em todo o país (notícias abaixo).

Levantamento Parcial da paralisação da UFTM já indica cerca de 65% de adesão
Um levantamento parcial da paralisação das aulas na UFTM já aponta que a ampla maioria dos docentes suspendeu as atividades em salas de aula. Alguns departamentos suspenderam inclusive as atividades de estágio. Resta apenas o levantamento de 3 deapartamentos grandes do ICS para o fechamento total do quadro na UFTM. ICBN, com 100% de desão, IELACHS, com 97,7%, e ICENE, com cerca de 80% de adesão. ICTE já atinge 30% de paralisação, com docentes aderiando diarmente ao movimento. ICS aponta parcial de 50% de adesão. Até o início da semana publicaremos os dados no blog da greve (www.uftmemgreve.blogspot.com).

Técnicos-Administrativos da UFTM realizam grande assembleia e aprovam indicativo de greve
A categoria dos técnico-administrativos da UFTM deliberou por greve geral por tempo indeterminado. A deliberação aconteceu durante Assembleia convocada pelo SinteMed, entidade que representa estes trabalhadores. Durante a Assembleia, foi colocada também em votação do fundo de greve, que também foi aprovado.

O Comando de Greve já vai começar agora os trabalhos, e também viabilizar a montagem de uma Comissão composta por docentes, discentes e técnico-administrativos, a fim de que possam unir cada vez mais, para que o movimento paredista ganhe ainda mais força.

Prof. Mauro Iasi, da UFRJ, avalia movimento nacional grevista
O Ministro da Educação, o senhor Aloísio Mercadante, se diz surpreso com a deflagração da greve nacional dos professores universitários federais. É compreensível, primeiro porque o MEC esteve ausente e omisso durante todo o processo de negociação ocorrido durante o ano passado e parece desconsiderar a real situação dos professores e as distorções da atual forma na qual se estrutura a carreira docente. Vejamos porque para nós a greve não só não surpreende como se apresenta necessária.

Dia 05 de junho: Marcha em Brasília
Na próxima semana ocorrerá marcha dos servidores federais em Brasília, e os docentes em greve nacional serão protagonistas. Há articulações visando o envio de delegação da UFTM para o protesto, que servirá para pressionar o governo federal a reabrir as negociações.

Andes publica seu comunicado número 7 do Comando Nacional de Greve

Docentes da UnB aprovam por unanimidade suspensão do calendário acadêmico no Conselho de Ensino
Em reunião na tarde do dia 31 de maio o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB (CEPE) decidiu, por unanimidade, suspender o fonal do calendário acadêmico. Na prática, fica garantida aos estudantes a reposição de todos os dias de greve.

Universidade Federal Fluminense suspende calendário acadêmico
O Conselho Universitário (CUV) desta quarta (30/5) aprovou resolução que indica ao Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) a suspensão do calendário acadêmico-escolar. A resolução prevê ainda apoio institucional à greve dos três segmentos (docentes, técnico-administrativos e estudantes) e que não haverá nenhuma forma de retaliação ao movimento grevista.

Universidade Federal do Amazonas suspende calendário acadêmico após intenso debate no Conselho Universitário
Depois de cinco horas de debate e apoio da ampla maioria dos votantes, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) decidiu, nesta terça-feira (29), suspender o Calendário Acadêmico a partir do dia 17 de maio, quando foi deflagrada a greve dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Com isso, as atividades realizadas principalmente por professores que tentavam “furar” a greve não terão validade. Durante a reunião, o Consuni aprovou também uma moção de apoio à paralisação.

Unifal também suspendeu calendário acadêmico
Assembleia realizada hoje (22) com professores, técnicos, alunos e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE da Universidade Federal de Alfenas – Unifal, decidiu pela suspensão do Calendário Acadêmico da instituição durante a greve que acontece em âmbito nacional. A decisão cabia ao CEPE que aprovou por maioria a interrupção das atividades na universidade. A determinação abrange os três campi.

Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo também pedem suspensão do calendário oficial
Uma das principais reivindicações dos docentes é de que o reitor suspenda o calendário acadêmico que ainda está em vigor, um dos motivos que ainda torna parcial a greve na UFES. Sobre esse ponto, a Universidade explicou que uma reunião extraordinária do Conselho de Ensino já foi marcada para o dia 6 de junho, quando o reitor dará conhecimento ao plenário sobre a solictação.

Universidade Federal do Semi-Árido tem calendário suspenso pelo Conselho Superior de Ensino
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, aprovou no dia 30 de maio, por maioria de votos, a suspensão do calendário acadêmico da UFERSA. Com a aprovação, nenhuma aula poderá ser dada, ficando os docentes que ainda insistem continuar em sala de aula não podendo registrar presença, nem a ausência dos estudantes. Com a suspensão do calendário acadêmico, todos os professores terão que repor as aulas quando terminar a paralisação.

Agenda
REUNIÃO DO COMANDO LOCAL DE GREVE DOCENTE
4/6 ( segunda) - 8h30
ADUFTM

ASSEMBLEIA GERAL DOCENTE
5/6 (terça) - 13h30
Anfiteatro A - CEA

MARCHA NACIONAL
5/6 (terça) - 9h
Esplanada dos Ministérios - Brasília

Comissão de Comunicação - Comando Local de Greve - CLG/UFTM
Uberaba, 1º de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário