domingo, 17 de junho de 2012

Escolas tecnológicas federais oficializam greve nesta segunda

Os servidores técnicos administrativos e os professores dos institutos federais de educação tecnológica oficializam nesta segunda-feira o movimento de greve em todo o País, com a instalação do Comando Nacional de Greve. Formado por representantes estudantis, o órgão sindical será responsável pelas negociações com o governo.

Liderado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), o movimento atuará em conjunto à greve dos professores das instituições federais de ensino superior, que iniciou há um mês.

A categoria reivindica, entre outros pontos, a reestruturação das carreiras técnicas e dos docentes, a democratização das relações de trabalho e a aprovação da carga horária de 30 hora para os técnicos administrativos.

De acordo com a secretaria adjunta de Comunicação do Sinasefe, Eugênia Martins, a categoria vinha negociando com o governo para evitar a greve. Contudo, como não houve avanço nas tratativas, várias instituições de ensino técnico decidiram paralisar suas atividades na semana passada.

"O que está travando as negociações é que o governo está tratando de forma diferenciada os servidores administrativos e os professores. Além disso, o governo ofereceu uma proposta para os professores, que não atende às reivindicações, mas nenhuma para os servidores administrativos", disse a secretária-adjunta de Comunicação do Sinasefe, Eugênia Martins.

Na próxima terça-feira, junto com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), representantes do Sinasefe vão se reunir com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para negociar as reivindicações das categorias em greve.

Fonte: Terra (17/6/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário