quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Greve dos docentes da UFBA continua. Proposta do sindicato de encerrar a greve foi rechaçada por assembleia lotada.

Nesta terça-feira, 07 de agosto, os professores da Universidade Federal da Bahia realizaram mais uma assembleia geral convocada pela diretoria do sindicato para encerrar a greve. A assembleia recusou os encaminhamentos propostos pela diretoria da APUB (Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia) e foi aprovada a continuidade da greve por 310 votos a favor e 29 votos contra e 3 abstenções. Na ocasião, os docentes rebateram firmemente as argumentações trazidas pela diretoria do sindicato, exigindo a inclusão do comando de greve na mesa de condução da assembleia e a votação da pauta a ser discutida, como tem sido prática ao longo dessa greve.

O conflito existente entre o movimento docente da UFBA e a diretoria do sindicato foi enfrentado pela assembleia. Como consequência, a plenária deliberou que uma assembleia específica deverá decidir sobre a destituição da diretoria na próxima quarta-feira dia 15 de agosto às 14:30h na Faculdade de Arquitetura. A avaliação feita pela maioria dos presentes à assembleia foi de que o comportamento da diretoria da APUB e da federação à qual pertence, o PROIFES, é subserviente às posições do governo desde o início da greve, desrespeitando as decisões das assembleias, não defendendo os interesses e as demandas dos docentes.

Assembleia, nesta quarta-feira, 8 de agosto, às 14:30h, discutirá a pauta local dos professores da UFBA composta por quatro eixos principais, quais sejam: gestão participativa; fortalecimento da tríade ensino, pesquisa e extensão; condições de trabalho; assistência estudantil; maior percentual das verbas destinadas à pesquisa e à extensão; e transparência das contas das fundações de apoio.

Fonte: Comando de Greve dos Docentes da UFBA (7/8/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário