segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CNG/ANDES-SN denuncia golpe do governo e conclama docentes a intensificar greve

Em comunicado encaminhado as assembleias de base na madrugada desta sexta-feira (3), o Comando Nacional de Greve do ANDES-SN denuncia o atentado à democracia sindical e ao direito de greve praticado pelo governo federal ao suspender unilateralmente as negociações com os docentes em greve. Conclama ainda os professores a intensificar o movimento para pressionar pela retomada do processo de negociação.

“Coerente com sua tática mais geral, o governo confirma posição autoritária frente aos conflitos grevistas, desprezando as deliberações dos docentes em greve em defesa da pauta do ANDES-SN e buscando impor um “acordo” que assegura seu projeto estratégico de Estado”, diz o comunicado.

De acordo com o texto, os professores foram profundamente desrespeitados pelo governo Dilma, que desconsiderou a proposta de carreira de Professor Federal, construída coletivamente, de forma democrática e pela base, protocolada desde março de 2011 pelo ANDES-SN.

“O processo não acabou. O governo tenta desferir um golpe com a pretensão de quebrar a nossa resistência e impor a sua proposta a partir da adesão do Proifes. O momento é de reagir para assegurar a reabertura da negociação da pauta do ANDES-SN com o conjunto da categoria em greve, reafirmando, mais uma vez, a nossa disposição para negociar”, aponta o CNG, conclamando os docentes a intensificar a mobilização.

Na agenda indicada pelo Comando, estão rodadas de assembleias, atividades nos estados, pressão junto às reitores e aos parlamentares solicitando a interveniência pela retomada de negociação e solicitação de audiência com os ministros da Educação e do Planejamento.

Confira aqui a íntegra do Comunicado. Veja, também, o relato do CNG acerca da reunião realizada no dia 1º de agosto entre representantes do governo e as entidades sindicais.

Fonte: ANDES-SN (3/8/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário