sexta-feira, 13 de julho de 2012

Comandos de greve da UFTM fazem seminário

Os comandos locais de greve dos docentes, dos técnicos administrativos e dos discentes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promoveram o seminário “A realidade dos hospitais universitários e a Ebserh”, no auditório do CEA, na tarde de ontem, com a finalidade de esclarecer aos servidores a atual situação dos hospitais universitários públicos federais no contexto da Lei 12.550, de 15 de dezembro de 2011, que autorizou o Poder Executivo a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O coordenador do movimento, Rolando Rubens Malvásio Jr., da Fasubra Sindical, comenta que esta empresa não irá ajudar em nada, ao contrário, ela vai interferir na autonomia universitária, no ensino, na pesquisa e na vida do uberabense, porque ela terá de ter lucro e fazendo desta forma a diminuição do número de leitos. “O que falta para o sistema hospitalar brasileiro é investimento, pois de três vertentes, somente o MEC tem encaminhado verbas. O Ministério da Saúde e o Ministério da Ciência e Tecnologia não têm mandado”, diz.

A professora Cláudia de Souza, do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense, em suas pesquisas, reforça a tese de Rolando e ressalta que “todos serão prejudicados, funcionários, pacientes, corpo docente em pesquisas e estudantes, atrapalhando a formação dos novos profissionais”.

O reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Jr., também esteve no evento e comprometeu-se a não assinar nenhum documento sozinho. O que o reitor fez, na semana passada, foi encaminhar, conforme deliberação do conselho consultivo do hospital, uma carta de intenção de adesão do hospital de clínicas à Ebserh. Em sua exposição, o reitor afirmou que “o que tiver que acontecer, vai acontecer”. E, para esclarecer mais a população de Uberaba e funcionários da UFTM sobre a adesão à empresa, será realizada uma audiência pública, ainda sem data de agendamento.

Fonte: Jornal da Manhã (13/7/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário