terça-feira, 11 de setembro de 2012

Comunicado do CLG, de 06 de setembro de 2012

1) PRESENTES NA ASSEMBLEIA GERAL REALIZADA DIA 05 DE SETEMBRO, NO ANFITEATRO B, DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS, AMBULATÓRIO MARIA DA GLÓRIA DA UFTM, ÀS 8H30, SEGUNDA CHAMADA ÀS 9H. 

75 (SETENTA E CINCO) docentes 

2) INFORMES LOCAIS 
- Fala na Câmara municipal de Uberaba: o CLG local conseguiu um espaço de 15min na Tribuna da Câmara de Vereadores, no dia 10 de setembro, às 14h. 
-Homologação de Atas da

s AGs dos docentes dos dias 25 e 31 de julho, 07, 14, 20 e 31 de agosto: disponibilizadas na ADUFTM e enviadas por e-mail aos docentes. Alterações poderão ser sugeridas até dia 10 de setembro. Após essa data, estão consideradas homologadas.
- Ofício do comando local de greve dos técnico-administrativos (TAs) da UFTM protocolado junto a Reitoria, no dia 30 de agosto de 2012, informando o retorno às atividades e a manutenção do estado de greve por tempo indeterminado até que sejam concluídas as negociações da pauta local e em apoio ao movimento dos docentes e discentes.

3) INFORME NACIONAL
- PL 4368/12: O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) nº 4368/2012, que trata da estruturação do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal.
- Panorama nacional da greve (comunicado CNG/ANDES-SN no30 de 03/09, p.08).
- Resultado parcial de rodada de AGs, desta semana, de outras IFEs.

4) AVALIAÇÃO POLÍTICA
- No dia 31 de agosto, a greve dos docentes das IFEs completou 107 dias, data em que o governo encaminhou ao Congresso Nacional os projetos de lei que reestruturam carreiras e tabelas remuneratórias de vários servidores, dentre eles, dos docentes.
- A proposta de carreira feita pelo governo foi rejeitada por todas as assembleias nas IFEs, mesmo assim, em ato arbitrário e antidemocrático, o governo desrespeitou as decisões das assembléias de base e firmou acordo com o PROIFES em 1º agosto.
- O Projeto de Lei (PL) nº 4368/2012 do governo não é produto de negociação, sendo rejeitado também pelo SINASEFE.
- Quanto à greve e perspectivas da luta, a análise dos resultados das AGs e as avaliações feitas, até o momento, por este CLG e outros CLGs, trazem-nos elementos que precisam ser considerados, entre eles, o questionamento sobre as reais possibilidades de continuidade da greve.
- Percebemos as necessidades de avaliações sobre a greve, da discussão de sua suspensão e dos encaminhamentos para o pós-greve.
- Fazendo uma avaliação nacional e local dos ganhos da greve, conseguimos realizar o levantamento de alguns pontos:
• - A incorporação da GEMAS ao Vencimento Básico;
• - Ganho de 4% em 2012;
• - Enfraquecimento do PROIFES;
• - A construção da pauta local, reuniões com reitoria e realização de plenárias;
• - Mobilização política;
• - Reflexão sobre a “UFTM que queremos”;
• - Visibilidade da UFTM para a comunidade local, para além das atividades rotineiras;
• - Ampliação dos canais da comunicação e interlocução com a comunidade;
• - Discussão sobre a EBSERH na UFTM, inclusive o compromisso de audiência pública a ser realizada.

5) ENCAMINHAMENTOS
5.1. DELIBERAÇÕES DA AG:
a) Aprovada, com 50 votos a favor, dez votos contrários e duas abstenções, a continuidade da greve na UFTM.
b) Aprovada, com 55 votos a favor, 07 votos contrários e nenhuma abstenções, a suspensão unificada da greve.
c) Aprovada, com 54 votos a favor, 04 votos contrários e 04 abstenções, 17 de setembro como data de indicativo de suspensão da greve a ser encaminhada ao CNG/ANDES-SN.
d) Aprovado, por unanimidade, o nome da Profa. Edna Valim (Disciplina de Imunologia) para continuar como delegada no CNG/ANDES, representando a ADUFTM.
e) Aprovado, com 52 votos a favor, nenhum voto contrário e uma abstenção, indicar ao CNG/ANDES-SN a realização de paralisações mensais nacionais/unificadas na pós-greve, para demonstrar ao governo federal que continuamos mobilizados e indignados.
f) Reprovada, com 33 votos contrários, 19 votos a favor e 04 abstenções, a sugestão de aparecer especificado “continuidade de greve” como item de pauta na próxima convocação de AG dos docentes da UFTM.
g) Aprovada, por unanimidade, colocar como ponto de pauta para próxima AG dos docentes da UFTM: (a) Discussão do Projeto de Lei (PL) nº 4368/2012 (o PL será enviado por e-mail a todos os docentes da UFTM); (b) Formação da Comissão Permanente de Negociação Unificada: para continuar a negociação de pauta local junto a Reitoria e articulação junto ao ANDES; (c) Assinatura da proposta do governo pelo ANDES; (d) Participação do ANDES no GT; (e) Discussão do retorno às atividades acadêmicas e sugestões de construção de ações após a suspensão da greve; (f) Aula inaugural de retorno às atividades acadêmicas.

5.2. ENCAMINHAMENTOS DE AÇÕES
A) Foram aprovados por ampla maioria da AG:
- participação de representantes do movimento de greve da UFTM no Ato do dia 07 de setembro: “Grito dos Excluídos” em Uberaba.
- realização do Ato no dia 10 de setembro: ato realizado antes e após a “fala na Tribuna da Câmara de Vereadores” com concentração, mobilização e dispersão na Praça Rui Barbosa. Foi aprovada também a realização de uma aula pública sobre o tema “História da Universidade Brasileira” e uma breve exposição sobre os Cursos existentes na UFTM, divulgando suas finalidades, características, áreas de atuação e outros pontos que forem considerados relevantes. O CLG dos docentes da UFTM enviará um e-mail às Coordenações dos Cursos da UFTM convidando o coordenador ou um representante participar dessa exposição.
- realização de um Ato Unificado para marcar a suspensão da greve: marcha do CE até o centro da cidade e retorno. Além disso, foi aprovada a confecção de camisetas vermelhas (com dizeres na frente: “Continuamos indignados” / nas costas “Tenham certeza: a luta continua”) e distribuição da carta ou cartilha aberta à comunidade esclarecendo sobre a suspensão da greve.
- realização, na próxima semana, de Assembleia Unificada com participação dos três segmentos (docentes, TAs, discentes).
B) Sugestões de construção de ações após a suspensão da greve:
1. Uso de fita preta 1 vez/semana;
2. Confecção de 4 faixas para afixar no HC, CEA, CE e ECTE (dizeres: Continuamos indignados);
3. Realização de assembléias mensais;
4. Realização de atos simbólicos mensais;
5. Continuar negociação de pauta local.

A luta é agora!
ADUFTM-SSIND e Comando Local de Greve dos Docentes da UFTM


06 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário